segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Conclusão da Adolescência

Conclusão da adolescência
            Como podemos caracterizar a passagem do adolescente rumo a sua maturidade ? Ha basicamente quatro sinais ou condições que caracterizam a conclusão, o encerramento da adolescência:
· Definição da identidade sexual e a capacidade de estabelecer relações afetivas estáveis;
· Independência econômica;
· Consolidação do seu sistema de valores pessoais, o seu código de ética próprio;
· Estabelecimento de uma relação de reciprocidade com a geração precedente;
            A nível coletivo, Bahá'u'lláh afirma que "Uma vida nova, nesta era, esta vibrando em todos os povos da Terra; contudo, ninguém Ihe descobriu a causa nem percebeu o motivo". A esse fenômeno, uns denominam nova ordem mundial, terceiro milênio, outros, globalização, era de aquário... não importa o nome que se de. Seja da perspective econômica, mística, política ou sociológica, esta nova realidade esta vibrando em toda parte. E como e que isto se manifesta ?
            Quais são os sinais que indicam o amadurecimento da sociedade humana ?
            · Da autoridade exterior a interior: o reconhecimento da primazia da consciência como uma realidade causal e uma evolução na confiança em fontes interiores do saber. A medida em que reconhecemos que a consciência, nossos valores e crenças, são a cause primeira de nossos comportamentos e atitudes, vamos assumindo a responsabilidade de fazermos as nossas escolhas concientemente.
 
      "A mais amada de todas as coisas, a meu ver, e a justiça... Nela te apoiando, veras com teus próprios olhos e não com os alheios: saberás pela tua própria compreensão e não pela compreensão de teu semelhante."
            · Da separação a integralidade: o reconhecimento da integração, da interligação e da integralidade de todos os aspectos da realidade e da experiência. Surgem dai a visão holística, a visão sistêmica e as descobertas cientificas de que tudo o que existe esta interligado e é interdependente.             · A criação de um lar para a humanidade dentro da natureza: a revisão do nosso lugar dentro da natureza e esforços criativos para planejar a atividade humane em consonância com princípios ecossistêmicos e limites ambientais. Começamos a nos dar conta que não somos o centro da vida e o resto apenas nos circunda. Somos um dos elementos de uma complexa teia de inter relações que precise estar em equilíbrio e, para isso, precisamos ter limites na nossa forma de agir.
            · O despertar da espiritualidade: a busca de formas de revitalizar a prática espiritual e nutrir um sentimento de comunidade espiritual e, por outro lado, a investigação do papel do espirito em áreas como a saúde, os negócios e a vida publica. A espiritualidade, como eu a entendo, e a capacidade do ser humano de estabelecer conexões profundas e significativas consigo mesmo, com o outro (seus semelhantes), com a natureza e, com Algo que e transcendente, acima da sua compreensão, que pode ser chamado de Deus, de Cosmo, de Sabedoria do Universo, ou qualquer outro nome. Ha, portanto, uma busca dessas conexões e a percepção de que se nos não elevarmos nossos pensamentos e ações para este piano de espiritualidade, será muito difícil superar tantas tensões e conflitos que existem no mundo. Ou reconhecemos que toda a espécie humane fez parte de uma comunidade espiritual por sermos, no dizer da religião, filhos do mesmo Deus e, no dizer da ciência, integrantes de uma única espécie, ou então vamos continuar nesse padrão de guerras, preconceitos e injustiças.
            · A globalização da consciência e das comunicações: o desenvolvimento de redes de comunicação entre os participantes da cultura global e um fenômeno extraordinário. Ainda não somos capazes de perceber o quanto isso esta mudando a cultura, a forma das pessoas verem e entenderem o mundo. Imaginem que ha quinhentos anos atras os mais sábios dos homens acreditavam que a Terra era plane e acabava no horizonte; hoje, pelo que assiste na televisão e aprende na escola, uma criança e capaz de entender que nosso planeta e arredondado, que ha gente vivendo em outros lugares, que essas pessoas são iguais a nos. embora exista uma infinitude de diversidades. Isto e uma revolução extraordinária.
            · Descentralização: a substituição de relacionamentos, sistemas e instituições baseados no poder centralizado por perspectives e abordagens que ressaltam a capacidade de auto organização criativa e a aprendizagem em todos os níveis. Este processo vem ocorrendo também no sistema educacional, com o reconhecimento de que cada comunidade escolar e quem melhor pode decidir suas necessidades e prioridades. Isto não implica em negar a necessidade de estruturas centrais, mas sim, que as atribuições de cada nível precisam ser repensadas e redefinidas, dando se considerável autonomia e liberdade de ação ao nível local, ao micro.
            · De sistemas mecanicistas para sistemas vivos: a substituição de modelos do mundo, de organizações e da experiência humane baseados numa compreensão dos sistemas mecanicistas por perspectives e abordagens baseadas nos princípios que regem os sistemas vivos. E o fim daquela historia de que o corpo humano e dividido em cabeça, tronco e membros (se for dividido, deixa de ser um corpo, tornam se partes desconexas), ou que o coração e uma bomba, os rins são filtros... Essa visão mecanicista durante séculos regeu e influenciou sodas as áreas do pensamento humano e de organização social. Hoje começamos a constatar que ela e artificial, não corresponde a realidade, e que e muito mais natural e coerente a comparação com sistemas vivos. Ha uma frase de Bahá'u'lláh que coloca isso quando diz: "Considerai o mundo como o corpo humano, que embora tenha sido criado são e perfeito, tem sido atingido por varias causas, de graves desordens e doenças". Ele compara a sociedade humane ao corpo humano, o qual e regido pelos princípios da integração, interdependência e cooperação. Ainda ha pessoas que ordem na lei da selva, onde vence quem e o mais forte, ágil ou esperto, mas no corpo humano não existe tal padrão de interação.
            · Cooperação, parceria e interdependência: a substituição de relacionamentos, modelos organizacionais e estratégias sociais baseados na competição, por outros baseados nos princípios da reconciliação, parceria e cooperação; isto inclui o campo profissional e a relação entre os sexos.
            Auto organização local e global: a proliferação de iniciativas criativas simultaneamente nos níveis local e global, incluindo a revitalização da sociedade civil e o surgimento de instituições globais eficazes representam um dos fenômenos mais extraordinário s do século XX . Chegamos a esta última década do século com centenas de milhares de organizações não governamentais, em todos os recantos do mundo, representando diferentes grupos e comunidades. Essas ONG's representam a sociedade civil e são reconhecidas como o "Terceiro Setor" da economia. Seu numero e influência ampliou se de forma tão acentuada que nos Encontros de Cúpula da ONU, paralelamente a reunião dos Chefes de Estado realize se a reunião da sociedade civil através do Fórum Global, assim como tivemos aqui durante a ECO 92. Milhares de cidadãos e de organizações se reúnem para debater as mesmas questões que os governantes estão discutindo e apresentar lhes suas propostas. Ainda não são plenamente ouvidos, mas e uma mudança de grande significação.
            · Suficiência de recursos e preocupação com outrem: o abandono de valores, perspectives e abordagens baseados na cobiça ou na escassez, em favor de outros, baseados num sentimento de suficiência de recursos e preocupação com o semelhante. Sabemos que os recursos naturais são finitos, mas se forem bem administrados e utilizados, serão suficientes para a espécie humane viver por muito tempo ainda neste pequeno grão de areia cósmica que nos foi dado, a Terra, mas que e tudo o que possuímos.
 
      "Se teus olhos estiverem volvidos para a misericórdia, abandona tu as coisas que a ti são proveitosas e adere daquilo que trará proveito ao gênero humano. E se teus olhos estiverem volvidos para a justiça, escolhe tu para o teu próximo o que para ti próprio escolhes."

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